O MEIO AMBIENTE E A CIDADANIA

Postado por Meio Ambiente e Cidadania 22 de fev de 2010

gmail
Os problemas ambientais dizem respeito fundamentalmente ao modo de vida da sociedade e sua relação com a natureza. Tudo que consumimos foi produzido utilizando os  recursos naturais. O papel do cidadão como consumidor  dos bens da natureza é otimizar o consumo, produzir menos lixo, isto dito de outra forma o cidadão deve reduzir, reutilizar e reciclar os recursos naturais. 
 

A cidadania trata da qualidade do cidadão. Na atualidade o conceito de cidadania além dos direitos e deveres com a pátria e de seus direitos políticos incorpora as questões da humanidade, entre elas citamos: o meio ambiente, gênero e as minorias, em fim ser cidadão é assumir a responsabilidade de construir uma sociedade mais justa. 
Em relação ao meio ambiente o cidadão precisa conhecer e participar  sugerindo soluções para as questões ambientais. Em primeiro lugar conhecer, e aqui, refere-se a necessidade de saber para atuar bem, e este saber passa  necessariamente por entender as relações entre o meio ambiente, a economia e as relações humanas, que estabelece a base para o desenvolvimento sustentável, entendido como o respeito aos limites de sustentação dos ecossistemas. Em segundo lugar, a participação, quer dizer, um cidadão engajado em grupos organizados da  sociedade civil  participando em conjunto, ou cobrando do governo soluções para os problemas ambientais. 
JRSH  e  GFS  15/02/2010

2 comentários

  1. Anônimo Disse:
  2. Visite Barra do Garças - MT

     
  3. APBH Disse:
  4. PARABÉNS PELO SITE!!!
    VIVA O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE!!!

     

Postar um comentário

Receba Noticias

Digite seu E-mail e receba nossas atualizações: