Coleta seletiva do papel e a Responsabilidade socioambiental

Postado por Meio Ambiente e Cidadania 2 de jun de 2010


clip_image002
                                      Fonte: http://www.presenteparahomem.com.br/

Todo educador ambiental tem como base da sua explanação a coleta seletiva, porém as dúvidas levantadas sobre este tema são inúmeras. Para que o “ Meio Ambiente e Cidadania”, possa ajudar a sociedade a realizar a sua coleta seletiva de forma eficaz, é que será dado início aos comentários sobre a seleção de papeis para reciclagem.

Os papéis plastificados, metalizados ou carbonados não devem ser enviados para as cooperativas, pois não são aceitos como matéria-prima nas usinas de reciclagem. As principais dúvidas quanto a coleta seletiva do papel são referentes ao papel higiênico, papel toalha e guardanapos usados.Estes papéis podem ser enviados para as cooperativas de reciclagem? Não.

Além da preocupação com o manuseio destes resíduos, estes papéis possuem gordura, etc., que contaminam as fibras do papel, fazendo com que impeça o processo de reciclagem. E embora o papel seja molhado antes de iniciar o seu processo de reciclagem, as cooperativas não o aceitam, pois o papel molhado altera o peso e acaba prejudicando a compra. Sendo assim, as cooperativas não recebem papel molhado e as usinas de reciclagem não o compram.


Embora seja um pouco trabalhosa a separação destes papéis, o envio correto para as cooperativas, é uma excelente forma de estar pondo em prática a responsabilidade socioambiental, ou. seja, além de estar apoiando o trabalho de várias famílias ou até mesmo comunidades, que acharam na reciclagem a fonte para a sua sobrevivência, também protege-se o meio ambiente já que 1 tonelada de papel pode reduzir até 20 cortes de árvores e de 50 a 200 vezes o consumo de água.
Portanto, cabe aos cidadãos a exercitar a sua responsabilidade socioambiental, reciclando o papel que é gerado nas suas empresas, bem como nos seus domicílios. Os agentes ecológicos e o Meio Ambiente agradecem.

Autora: GFSO

0 comentários

Postar um comentário

Receba Noticias

Digite seu E-mail e receba nossas atualizações:

Arquivo