Educação Ambiental no Brasil- De 2000 à 2009

Postado por Meio Ambiente e Cidadania 14 de jul de 2010

                                     clip_image002
                        Fonte: brunobrasil.files.wordpress.com

No ano 2000, a Câmara Técnica de Educação Ambiental do CONAMA, passa a ser permanente e o Governo Federal inclui pela segunda vez a educação ambiental no Plano Plurianual (PPA) de 2000-2003.

A partir de 2001, a educação ambiental foi consolidada de forma transversal, ou seja, todos os envolvidos (poder público, opinião pública, comunidade, etc) se tornam responsáveis por fazer cumprir a educação ambiental.

Durante estes anos, foram promulgados a Lei nº 10.172 que institui o Plano Nacional de Educação 2001-2010, recomendando o desenvolvimento da educação ambiental no meio escolar, bem como, o Decreto Federal nº 4.281, que regulamenta a Lei nº 9.795, dando condições para a implementação de uma Política Nacional de Educação Ambiental.

Para o fortalecimento da Educação Ambiental no Brasil, outros acontecimentos foram bastante importantes como:

- O V e o VI Fórum de Educação Ambiental;
- O Fortalecimento das Redes de Educação Ambiental;
- A criação da Coordenação Geral de Educação Ambiental (CGEA) pelo MEC;
- Os resultados do 1º Encontro Nacional de Educação Ambiental, ressaltaram o grande interesse dos estados em construir políticas públicas para educação ambiental;
- O Lançamento oficial da Agenda 21 Brasileira “Educação permanente para o trabalho e a vida” e “Pedagogia da sustentabilidade: ética e solidariedade”.

GFSO

0 comentários

Postar um comentário

Receba Noticias

Digite seu E-mail e receba nossas atualizações:

Arquivo