Retrospectiva da Educação Ambiental no Brasil- Década de 90

Postado por Meio Ambiente e Cidadania 13 de jul de 2010

                                   clip_image002
                                Fonte: http://www.kryounter.com.br/


1991- É realizado o II Fórum de Educação Ambiental, que foi restrito a região sudeste.

1992- Foi realizado no Rio de Janeiro a 2ª Conferência das Nações Unidas para Meio Ambiente e Desenvolvimento (RIO92), consolidando a Agenda 21 Global. Também neste ano, o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, juntamente com a Carta da Terra, passa a ser referência para as ações e para a consolidação das políticas públicas em educação ambiental.

1994- Ocorreu o III Fórum de Educação Ambiental.

1997- Foi realizado o 1º Encontro da Rede Brasileira de Educação Ambiental em caráter nacional, que ocorreu no Espírito Santo. Pela sua ampla participação nacional, foi considerado o maior evento da educação ambiental já ocorrido e enfatizou a amplitude e a diversidade da educação ambiental que se fazia no país. Também neste ano ocorreram o IV Fórum de Educação Ambiental, a Conferência Nacional de Educação Ambiental e o documento chamado a “Carta de Brasília”.

1998- A Cúpula das Américas com apoio da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da UNESCO definiu o ano de 2002, como ano limite para a revisão das políticas nacionais de educação dos países participantes, buscando a promoção da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
1999- Foi instituída a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), através da Lei nº 9795. Também neste ano o Ministério de Meio Ambiente cria a Diretoria do Programa Nacional de Educação Ambiental (DEA), que começa a estimular a criação das Comissões Interinstitucionais de Educação Ambiental (CIEAs) nos Estados.

GFSO

0 comentários

Postar um comentário

Receba Noticias

Digite seu E-mail e receba nossas atualizações:

Arquivo