O desmatamento é uma realidade próxima

Postado por Meio Ambiente e Cidadania 12 de ago de 2010


image        Foto disponibilizada pela comunidade da cidade de Camaçari/ BA
Quando ouvimos falar em desmatamento, automaticamente lembramos da Amazônia porém, esta prática é vivenciada todos os dias pelo povo brasileiro. Na Bahia , em especial na comunidade de Santo Antônio, na cidade de Camaçari, os moradores convivem com a retirada dos pinheiros, já existem áreas totalmente devastadas.
A única forma de lutar contra essas atitudes é educar a comunidade, pois o conhecimento é algo que ninguém pode tirar do povo que já tem tão pouco e ainda querem acabar com a sua biodiversidade local. Visto que, com a retirada da flora, a fauna também desaparece trazendo várias consequências negativas para estes moradores.
Além da educação ambiental estas comunidades precisam de apoio. Um excelente exemplo é o Projeto “Fábrica de Florestas” que conta com a coordenação do INCECC- Instituto Corredor Ecológico Costa dos Coqueiros e o patrocínio das empresas localizadas no Pólo Petroquímico de Camaçari. Através deste projeto são produzidas espécies vegetais da mata atlântica, restinga, caatinga e do cerrado para recuperação ambiental de todo Corredor Ecológico Costa dos Coqueiros, no qual se insere o Anel Florestal do Pólo Petroquímico de Camaçari e a própia comunidade participa do plantio das mudas disponibilizadas pelo projeto “Fábrica de Florestas”.

Por: Geisa Fonseca

0 comentários

Postar um comentário

Receba Noticias

Digite seu E-mail e receba nossas atualizações:

Arquivo