O AMAZONAS O MAIOR ESTADO DO BRASIL E SEU CLIMA

Postado por Meio Ambiente e Cidadania 11 de set de 2010

 

clip_image002

 

O Amazonas é o maior Estado do Brasil, com uma superfície atual de 1.558.987 Km². Grande parte dele é ocupado por reserva florística e a outra é representada pela água. O acesso à região é feito principalmente por via fluvial ou aérea. O clima é equatorial úmido, com temperatura média/dia/anual de 26,7 ºC, com variações médias entre 23,3 ºC e 31,4 ºC. A umidade relativa do ar fica em torno de 80% e o Estado possui apenas duas estações bem definidadas: chuvosa (inverno) e seca ou menos chuvosa (verão).

CONCEITOS:

Clima - O registro histórico e a descrição da média diária e sazonal de eventos climáticos que ajudam a descrever uma região. As estatísticas são extraídas de várias décadas de observação.

O clima equatorial úmido - As temperaturas são altas o ano todo. As chuvas são abundantes e bem distribuídas nos 12 meses. Esses fatores, mais o fenômeno da evapotranspiração, garantem a umidade constante na região.

Umidade do ar - É a quantidade de vapor de água contida na atmosfera. Ao subirem para a atmosfera, as gotículas de água se concentram, formando nuvens, ao se resfriar, a água se precipita, em forma de chuva, por isso, a chuva é um tipo de precipitação de água chamado de precipitação pluvial.

Fonte: http://www.amazonas.am.gov.br

Autor: JRSH

0 comentários

Postar um comentário

Receba Noticias

Digite seu E-mail e receba nossas atualizações:

Arquivo