Acidentes do trabalho X Depressão

Postado por Meio Ambiente e Cidadania 29 de out de 2010

clip_image002

Fonte de imagem: vozdemedeia.blogspot.com

 

O cenário que vem sendo apresentado no Brasil é de subi-registros, de não emissão da CAT- Comunicação de Acidente do Trabalho, bem como, o envio de informações incompletas sobre o acidente e o acidentado para a Previdência Social.

Ou seja, por causa deste cenário, o Brasil apresenta resultados irreais de um país onde ocorrem poucos acidentes. Muitas empresas se preocupam com números, no lugar de se preocupar com a segurança e a saúde do trabalhador e os profissionais de SMS- Segurança, Meio Ambiente e Saúde muitas vezes precisam se moldar a esta realidade, mesmo contra a sua profissão e os seus princípios, para não perder o emprego.

As pressões sofridas dentro das empresas são muitas, onde na maioria das vezes os funcionários escondem a realidade, fazendo com que agrave a saúde do trabalhador acidentado.

Por conta desta realidade, doenças como a LER- Lesão por Esforço Repetitivo era estatisticamente considerada a doença do trabalho que tinha a maior frequência. Hoje, as doenças psicológicas como estresse e depressão vêm subindo nas estatísticas, portanto, medidas governamentais devem ser tomadas na busca de reverter o cenário atual da Segurança e Saúde do Trabalho no Brasil.

 

Por: Geisa Fonseca

0 comentários

Postar um comentário

Receba Noticias

Digite seu E-mail e receba nossas atualizações:

Arquivo