Pegada Ecológica X Educação Ambiental

Postado por Meio Ambiente e Cidadania 29 de out de 2010

 

clip_image002

Fonte de imagem: 365coisasquepossofazer.blogspot.com

 

O crescimento populacional mundial gera como consequência ações antrópicas que impactam negativamente o meio ambiente, onde na maioria das vezes, após este impacto, a natureza fica impossibilitada de regenerar-se.

Os seres humanos ainda não se encontram sensibilizados ambientalmente o bastante, e por isso continuam consumindo desenfreadamente sem se preocupar que para produzir é necessário o uso de recursos naturais renováveis, mas também de não renováveis.

Portanto, o instrumento capaz de comparar o consumo dos recursos naturais com a capacidade biológica que a natureza ainda suporta é chamado de “PEGADA ECOLÓGICA”. Esse instrumento além de ser analítico é uma poderosa ferramenta para a sensibilização da sociedade, através da educação ambiental.

As empresas devem reduzir o consumo dos recursos naturais para produzir, bem como, optar pelas tecnologias limpas no lugar das tecnologias de fim-de-tubo porém, a consciência ambiental não está restrita ao processo produtivo, mas sim a ação individual na busca de cuidar da casa Terra, a qual foi e continua sendo impactada pelos seus inquilinos.

 

Por: Geisa Fonseca

0 comentários

Postar um comentário

Receba Noticias

Digite seu E-mail e receba nossas atualizações:

Arquivo