Portaria IMA (BA) 12064 de 2009, ANEXO V – Glossário de Termos Ambientais III

Postado por Meio Ambiente e Cidadania 7 de dez de 2010

Emissões Fugitivas:

São as emissões de gases ou vapores, lançados no ambiente, provenientes de equipamentos sob pressão, que ocorrem devido a vazamentos ou outras liberações involuntárias ou irregulares.

Emissão Pontual: Lançamento na atmosfera de qualquer forma de matéria sólida, líquida ou gasosa, efetuado por uma fonte provida de dispositivo para dirigir ou controlar seu fluxo, como dutos e chaminés;

Fontes de Poluição:

Fontes emissoras de poluentes para o meio ambiente (ar, recursos hídricos superficiais, solo e águas subterrâneas).

Fontes primárias de contaminação:

Fonte de poluição visível ou processo inicial de poluição oriundo de vazamentos, trasbordamentos ou disposição inadequada de resíduos em áreas onde o solo não se encontra protegido. A contaminação ocorre, dessa forma, a nível do solo com potencial de poluição para as águas subterrâneas.

Fontes secundárias de contaminação:

Fonte de poluição, não visível, oriunda de uma fonte primária, onde o(s) poluente(s) se encontra (am) na fase residual do solo e/ou nas águas subterrâneas.

Monitoramento:

Avaliação contínua ou periódica da qualidade de um meio ou das suas características.

Padrões de lançamento:

Conjunto de parâmetros e respectivos limites, que devem ser atendidos pelos efluentes lançados (direta ou indiretamente) no meio ambiente, objetivando garantir a não ocorrência de impactos ambientais significativos.

Autor: JRSH

0 comentários

Postar um comentário

Receba Noticias

Digite seu E-mail e receba nossas atualizações:

Arquivo