Portaria IMA (BA) 12064 de 2009, ANEXO V – Glossário de Termos Ambientais IV

Postado por Meio Ambiente e Cidadania 7 de dez de 2010

Padrões de qualidade de lançamento:

São os critérios sob os quais os efluentes líquidos das indústrias e os efluentes tratados da CETREL devem ser dispostos nos seus respectivos sistemas, de forma a garantir que estes não venham a impactar significativamente o meio ambiente. Esses padrões são estabelecidos para determinados parâmetros definidos como Convencionais e Prioritários.

Padrões de Qualidade do ar:

Valores legalmente estabelecidos que definem limites máximos para concentrações de poluentes atmosféricos que, se ultrapassados, poderão afetar a saúde, a segurança e o bem-estar da população, bem como ocasionar danos à flora e à fauna, aos materiais e ao meio ambiente em geral.

Plano de Auxílio Mútuo (PAM):

Sistema de ajuda mútua, envolvendo as empresas em operação no Pólo Industrial, para o atendimento de situações de emergência.

Poluente:

Qualquer forma de matéria e/ou energia que interfere prejudicialmente aos usos preponderantes das águas, do ar e do solo, previamente definidos.

Poluentes convencionais:

São poluentes para os quais existem padrões de qualidade do ar legalmente estabelecido na legislação brasileira. São eles: SO2, NO2, CO, O3 e MP.

Poluentes Prioritários:

Substâncias comprovadamente mutagênicas e/ou carcinogênicas que constam da listagem de Priority Pollutants do órgão ambiental norte americano (USEPA).

Autor: JRSH

0 comentários

Postar um comentário

Receba Noticias

Digite seu E-mail e receba nossas atualizações:

Arquivo