Morro do Pai Inácio: Chapada Diamantina- Bahia

Postado por Meio Ambiente e Cidadania 18 de mar de 2011

 

Nas minhas andanças passei pela frente do principal cartão postal da Chapada Diamantina: O Morro do Pai Inácio.

 

clip_image002

Figura 1: Visita ao Morro do Pai Inácio (Foto de Geisa Fonseca).

 

O Morro fica a 1.500m acima do nível do mar e para visitá-lo é possível ir de carro até bem perto. Para quem quiser conhecer verdadeiramente o coração da Chapada Diamantina é só fazer uma trilha para chegar ao topo do Morro, onde é possível avistar a Serra do Sincorá, a Serra da Chapadinha, o Morrão, o Vale do Cercado e o Morro do Camelo.

 

A região está situada dentro dos limites do Parque Nacional da Chapada Diamantina e da Área de Proteção Ambiental Marimbus-Iraquara sendo classificada como "área de proteção rigorosa."

 

A denominação Morro do Pai Inácio, está relacionada a uma lenda envolvendo um escravo que namorava escondido a filha de seu senhor, proprietário de grandes garimpos de diamante. Este, descobrindo o amor dos dois, colocou vários capangas a procura do escravo. Em fuga, Pai Inácio (o escravo) procurou guarida no topo do morro, e sem ter escapatória, saltou empunhando o seu guarda-chuva. Conta-se que, após o salto, muitos conseguiram vê-lo correndo no vale próximo, para nunca mais ser encontrado.

 

Por: Geisa Fonseca

1 Comentário para: Morro do Pai Inácio: Chapada Diamantina- Bahia

  1. Anônimo Disse:
  2. É UM LUGAR MARAVILHOSO,O MÍNIMO DO QUE SE PODE DIZER.FIQUEI DESLUMBRADA COM TANTA BELEZA ...

     

Postar um comentário

Receba Noticias

Digite seu E-mail e receba nossas atualizações:

Arquivo