Metal pesado, metal tóxico e metais traço

Postado por Meio Ambiente e Cidadania 13 de abr de 2011

 

clip_image002

Nas pesquisas relacionadas à contaminação por metais no ambiente é comum encontrar os termos “metal pesado” e “metal tóxico” associando os efeitos adversos destes elementos à biota e à saúde humana. Estes, porém, são termos imprecisos, uma vez que a densidade do elemento não define sua toxicidade e esta, por sua vez, é relativa à concentração do elemento contaminante e à resposta dos organismos. A biodisponibilidade é o melhor caminho para entendimento do potencial de toxicidade dos elementos e seus compostos (IUPAC, 2002).

Já a definição “metais traço” é utilizada para caracterizar os metais encontrados em baixas concentrações, com teor em torno de parte por milhão em massa, ou menor, em substratos específicos como solo, planta, água subterrânea etc. Alguns autores também utilizam a terminologia “elementos traço” para designar elementos químicos que ocorrem no solo em concentrações abaixo de 100 mg kg -1, sendo considerado por Hooda (2010) mais útil pois engloba metais, metalóides e não-metais, porém passível de se tornar uma definição vaga, quando inclui qualquer elemento independente de sua função química. A terminologia “metal traço”, portanto, está relacionada à baixa concentração em que são detectados os metais no meio.

REFERÊNCIAS:

IUPAC. International Union of Pure and Applied Chemistry. Chemistry And Human Health Division Clinical Chemistry. “Heavy metals”— a meaningless term? Pure and Applied Chemistry. v. 74, n. 5, p. 793–807, 2002. (IUPAC Technical Report). Disponível em: <iupac.org/publications/pac/pdf/2002/pdf/7405x0793.pdf>. Acesso em: 5 dez. 2010.

HOODA, P. S. Trace elements in soil. London: Wiley, 2010.

Autora:

Sara Ferreira Boaventura

Engenheira Ambiental formada pela Faculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador (2006). Mestre em Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente (POSPETRO) pela Universidade Federal da Bahia. Discente do curso de Engenharia Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. Trabalha na área ambiental desde 2007.

0 comentários

Postar um comentário

Receba Noticias

Digite seu E-mail e receba nossas atualizações:

Arquivo