Biodiversidade é vital para limpeza dos rios.

Postado por Meio Ambiente e Cidadania 24 de jul de 2011

clip_image002

Num momento em que a Terra entra num período de extinção em massa, um estudo divulgado um novo motivo para se preservar a biodiversidade: ela é um esfregão natural e eficaz contra a poluição nos cursos d'água.
Ativistas ambientalistas há muito tempo alertam que a diminuição da biodiversidade resulta na perda de serviços ecológicos como a limpeza dos rios, controle de pragas e doenças e aumento da produtividade na pesca.
O estudo mais recente, publicado na revista científica Nature, mostra como isso funciona, demonstrando que cursos d'água que contêm mais espécies têm água de melhor qualidade do que aqueles com menos espécies.
As espécies em questão são microorganismos, como as algas, que incorporam a seu corpo partículas de poluição. Quanto maior o número de tipos de algas, cada uma com um habitat minuciosamente diferente, melhor elas agem coletivamente na filtragem da poluição da água.
"Se mantivermos os rios em seu estado naturalmente diversificado, esses cursos d'água que amamos por sua recreação, beleza, pesca, etc...terão o benefício tangencial de limpar nossa água para nós", disse o autor do estudo, Bradley Cardinale, da Universidade do Michigan.
AUTORA: Vanessa Lacerda

0 comentários

Postar um comentário

Receba Noticias

Digite seu E-mail e receba nossas atualizações:

Arquivo