Meio Ambiente do Trabalho. As Organizações

Postado por Meio Ambiente e Cidadania 17 de jun de 2011

clip_image002

sempreon.blogspot.com

O mundo é composto por organizações com o objetivo de fornecer aquilo que as pessoas necessitam. Olhando-se no entorno percebemos que dispomos de educação, transporte, lazer, saúde, segurança etc., cada uma destas necessidades ofertadas em todos os níveis. Elas existem e são as organizações que compõem a sociedade humana que as disponibilizam. Uma organização é um sistema de recursos que procura realizar algum objetivo e que possui dois outros componentes importantes: processos de transformação e divisão de trabalho. A figura abaixo explica melhor este conceito:

RECURSOS:

Pessoas Informações Conhecimento Espaço Tempo Dinheiro Instalações


clip_image002[8]

clip_image004[6]

Figura - Uma organização é um sistema de recursos que procura realizar objetivos (Maximiano, 2010)

São as organizações que fornecem o sustento para muitas pessoas. Delas advêm os empregos, salários, abonos, participação em lucros, bem como outras formas e remuneração diretas e indiretas, as quais são trocadas com pagamento pelo seu trabalho ou investimento. A partir destas remunerações é que as pessoas adquirem bens e serviços.

Autor: JRSH

Fonte: Apontamentos de aula do Prof. Álvaro Sândalo Rolim. Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. FTC

0 comentários

Postar um comentário

Receba Noticias

Digite seu E-mail e receba nossas atualizações:

Arquivo