MEIO AMBIENTE e a HISTÓRIA da INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA.

Postado por Meio Ambiente e Cidadania 5 de jun de 2011

clip_image001

As indústrias são centros de desenvolvimento econômico, de tecnologia e emprego. A sociedade é grata pelos empregos, mas existe uma crescente preocupação com relação às questões ambientais.

A partir de 1900, deu-se o início da expansão industrial brasileira. Entre 1914 e 1918 ocorreu a Primeira Guerra Mundial, nesse período a exportação do café foi prejudicada e havendo dificuldade em se importar os bens industrializados, estimulando dessa forma os investimentos e a produção interna, basicamente indústria de bens de consumo. A exportação do café continuou sendo o carro chefe da economia brasileira.

No Brasil podemos aferir que até a década de quarenta, (século XX) houve predominância das indústrias de bens de consumo. A partir da década de 40 outros tipos de atividade industrial com maior valor tecnológico começam a se desenvolver como no setores: siderúrgico (Companhia Siderúrgica Nacional), metalúrgico (automóveis), química e farmacêutica, construção naval e de energia (Companhia Hidrelétrica do São Francisco e a Petrobras), este é um período de bastante vigor da internacionalização da economia brasileira, através das multinacionais.

Após 1964, os governos militares, criaram as condições de uma rápida integração do país. Ocorreu uma maior diversificação da produção industrial. O Estado foi mentor de empreendimentos como: produção de energia elétrica, do aço, indústria petroquímica (Pólo Petroquímico de Camaçari). Criam-se as condições de operações de grandes empresas, nacionais e estrangeiras que agem na esfera da produção, da circulação e do consumo.

Legitimada pela ideologia do crescimento há neste período: concentração de riqueza, e difusão da pobreza[1]. Outro dado importante é a expansão da classe média mais preocupada com o consumo de que o exercício da cidadania.

É neste cenário, de forte crescimento da produção industrial, que a partir da década de 60, do século XX, a sociedade e os governantes buscam a sustentabilidade dos meios de produção de uma forma institucional e globalizada.

Autor: JRSH

4 comentários

  1. APBH Disse:
  2. Parabéns pelo site e pelas matérias.
    Viva a Semana Mundial do Meio Ambiente!!!

     
  3. Hoje dia 05/06/2011 ultimo dia da semana mundial do meio ambiente. Gostaria de aproveitar a ocasião para registrar aqui a minha visita pelo site com uma cotribuicão de uma reportagem que li a achei um tanto quanto interessante, tratase de uma campanha de uma marca de cerveja americana que pede que os homens deixem de se barbear para economizar água.
    Segundo a empresa, cada barbear consome 19 litros de água. E até o prezado momento, as pessoas que se comprometeram a participar da campanha economizaram 1,7 milhões de litros de água, segundo a repotagem.

    Vamos dar uma mão a nossa grande mãe natureza para que ela possa seguir o seu proprio caminho...

     
  4. Today it's 05/06/2011 last day of the World Environment's week .
    I would like to take this opportunity to record here my visit to the website with a cotribution of an article that I read and I found it quite interesting, this is a campaign for a brand of an American beer that asks men to stop shaving to save water.
    According to the company, each shaving consumes 19 liters of water. And even the prized moment, people who have committed to participate in the campaign have saved 1.7 million gallons of water, according to article.

    Let's give a big hand to our mother earth so she can go on it's own way...

     
  5. Anônimo Disse:
  6. CONCORDO PLENAMENTE COM MEU AMIGO MAURICIO

     

Postar um comentário

Receba Noticias

Digite seu E-mail e receba nossas atualizações:

Arquivo