http://www.vereadorarmando.com.br/noticia39.htm
Assédio moral é a exposição de trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, de forma repetitiva e sistematizada. É toda e qualquer conduta que caracteriza comportamento abusivo, freqüente e intencional, através de atitudes, gestos, palavras ou escritos, que possam ferir a integridade física ou psíquica de uma pessoa, vindo a pôr em risco o seu emprego ou degradando o seu ambiente de trabalho.
Segundo SEBASTIÃO VIEIRA CAIXETA assédio moral, também denominado psicoterror, coação moral, é tão antigo quanto o trabalho. Desde que o ser humano sentiu necessidade de vender sua mão-de-obra, passou a conviver com ironias, ofensas, mau humor dos chefes. Essa guerra psicológica no local de trabalho agrega dois fenômenos: o abuso de poder e a manipulação perversa de fatos e informações.
O psicoterror causa danos emocionais e doenças psicossomáticas, como alterações do sono, distúrbios alimentares, diminuição da libido, aumento da pressão arterial, desânimo, insegurança, entre outros, podendo acarretar quadros de pânico e de depressão. Em casos extremos, pode levar à morte ou ao suicídio.
Autor: JRSH
Fontes: http://www.oitbrasil.org.br/news/clipping/ler_clipping.php?id=714; e os
Apontamentos do autor.
0 comentários