GESTÃO AMBIENTAL e DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Postado por Meio Ambiente e Cidadania 12 de ago de 2011

 

clip_image002

A GESTÃO AMBIENTAL é desenvolvida pelas empresas e instituições não-governamentais, para admi­nistrar suas atividades dentro dos modernos princípios de proteção do meio ambiente. Esta pode complementar a ação pública em aspectos não relacionados com a ação normativa e de controle, que é exclusiva da instância governamental.

Dessa forma, o conceito de gestão ambiental tem evoluído na direção de uma perspectiva de gestão compartilhada entre os diferentes agentes envolvidos e articulados em seus diferentes papéis. Gestão Ambiental é, portanto, um processo político administrativo de res­ponsabilidade do poder constituído, destinado a, com participação social, formular, implementar e avaliar políticas ambientais a partir da cultura, realidade e potencialidades de cada região, em conformidade com os prin­cípios de desenvolvimento sustentável.

O conceito de DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL consolidou-se em 1987 na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento das Nações Unidas. Essa comissão definiu-o como um modelo de desenvolvimento baseado na conservação e na utilização racional de recursos naturais) que tem por objetivo atender às necessidades das gerações atuais e garantir as necessidades das gerações futuras.

No modelo do desenvolvimento sustentável, todas as partes interessa­das têm papéis a compartilhar, e o governo deve tornar-se multifacetado e flexível para acomodar e promover esse novo modelo.

 

Por: JRSH

0 comentários

Postar um comentário

Receba Noticias

Digite seu E-mail e receba nossas atualizações:

Arquivo