ANÁLISE DE ÁRVORE DE FALHAS (AAF) - Fault Tree Analysis (FTA)

Postado por Meio Ambiente e Cidadania 26 de set de 2011

clip_image002

Fonte:opantanalonline.com

Ánálise de Árvore de Falhas - AAF foi primeiramente concebida por H.A.Watson dos Laboratórios Bell Telephone em 1961, a pedido da Força Aérea Americana para avaliação do sistema de controle do Míssil Balístico Minuteman.

A AAF é um método excelente para o estudo dos fatores que poderiam causar um evento indesejável (falha) e encontra sua melhor aplicação no estudo de situações complexas. Ela determina as frequências de eventos indesejáveis (topo) a partir da combinação lógica das falhas dos diversos componentes do sistema.

De acordo com OLIVEIRA e MAKARON (1987), a AAF é uma técnica dedutiva que se focaliza em um acidente particular e fornece um método para determinar as causas deste acidente, é um modelo gráfico que dispõe várias combinações de falhas de equipamentos e erros humanos que possam resultar em um acidente. Consideram o método como "uma técnica de pensamento-reverso, ou seja, o analista começa com um acidente ou evento indesejável que deve ser evitado e identifica as causas imediatas do evento, cada uma examinada até que o analista tenha identificado as causas básicas de cada evento". Portanto, é certo supor que a árvore de falhas é um diagrama que mostra a interrelação lógica entre estas causas básicas e o acidente.

DEFINIÇÕES:

RISCO (“RISK”)

Combinação da probabilidade ou da frequência esperada de ocorrência de um evento perigoso com a severidade da consequência deste evento perigoso.

PERIGO (“HAZARD”)

condição ou propriedade, inerente a uma substância, a uma atividade, a um sistema, ou a um processo, com potencial para causar danos a integridade física das pessoas, meio ambiente, patrimônio ou perda de produção.

Por:JRSH

Fonte: www.eps.ufsc.br

1 Comentário para: ANÁLISE DE ÁRVORE DE FALHAS (AAF) - Fault Tree Analysis (FTA)

  1. Anônimo Disse:
  2. Todo teclado tem "Print Screen" ¬¬

     

Postar um comentário

Receba Noticias

Digite seu E-mail e receba nossas atualizações:

Arquivo