HIGIENE OCUPACIONAL. AGENTES QUÍMICOS. Limites – NR 15/ ACGIH - Comparação

Postado por Meio Ambiente e Cidadania 11 de set de 2011

 

 

clip_image002

 

DEFINIÇÕES:

(LT-MPT) LIMITES DE TOLERÂNCIA (LT) MÉDIA PONDERADA NO TEMPO (MPT)

(LT-MPT) LIMITES. São aqueles que, na tabela de Limites de Tolerância, não têm a coluna VALOR TETO assinalada. São válidos para jornadas de trabalho de até 48 horas/semana.

TLV (THERESOLD LIMIT VALUE) “referem-se às concentrações das substâncias dispersas na atmosfera que representam as condições sob as quais se acredita, que quase todos os trabalhadores possam estar expostos continua e diariamente, sem apresentar efeitos adversos à saúde”.

Os valores de TLV são calculados para um período de 7 a 8h por dia, num total de 40h semanais, sem que isso traga danos para a sua saúde. O TLV é uma média que permite flutuações em torno dela, desde que no final da jornada de trabalho o valor médio tenha sido mantido.

Os principais tipos de TLV são:

ü TLV – TWA (Time Weight Average) – È a concentração média ponderada pelo tempo de exposição para a jornada de 8h/dia, 40h/semana, à qual praticamente todos os trabalhadores podem se expor, repetidamente, sem apresentar efeitos nocivos.

ü TLV –STEL ((Short Time Exposure Limit) – É a concentração na qual os trabalhadores podem se expor, por um curto período, sem apresentar efeitos adversos. O tempo máximo de exposição aos valores do TLV- STEL é de 15 minutos, podendo ocorrer, no máximo, 4 vezes durante a jornada, sendo o intervalo de tempo entre cada ocorrência de pelo menos 60 minutos. O TLV – TWA não pode ser ultrapassado ao fim da jornada.

Por: JRSH

Fontes: Apontamentos de aula do Profº. Alex Abreu, FTC.

http://www.higieneocupacional.com.br/download/toxicologia-deus.doc

0 comentários

Postar um comentário

Receba Noticias

Digite seu E-mail e receba nossas atualizações:

Arquivo