PERIGOS e RISCOS. ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCOS (APR)

Postado por Meio Ambiente e Cidadania 26 de set de 2011

clip_image001

Fonte: depositonaweb.com.br

A Análise Preliminar de Riscos (APR) consiste no estudo, durante a fase de concepção ou desenvolvimento prematuro de um novo sistema, com o fim de se determinar os riscos que poderão estar presentes na sua fase operacional.

A APR é, portanto, uma análise inicial "qualitativa", desenvolvida na fase de projeto e desenvolvimento de qualquer processo, produto ou sistema, possuindo especial importância na investigação de sistemas novos de alta

A APR não é uma técnica aprofundada de análise de riscos e geralmente precede outras técnicas mais detalhadas de análise, já que seu objetivo é determinar os riscos e as medidas preventivas antes da fase operacional. No estágio em que é desenvolvida podem existir ainda poucos detalhes finais de projeto e, neste caso, a falta de informações quanto aos procedimentos é ainda maior, já que os mesmos são geralmente definidos mais tarde.

DEFINIÇÕES:

RISCO (“RISK”)

Combinação da probabilidade ou da frequência esperada de ocorrência de um evento perigoso com a severidade da consequência deste evento perigoso.

PERIGO (“HAZARD”)

condição ou propriedade, inerente a uma substância, a uma atividade, a um sistema, ou a um processo, com potencial para causar danos a integridade física das pessoas, meio ambiente, patrimônio ou perda de produção.

Por:JRSH

Fonte: www.eps.ufsc.br

0 comentários

Postar um comentário

Receba Noticias

Digite seu E-mail e receba nossas atualizações:

Arquivo