PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS E AMBIENTAIS. pH - Potencial hidrogeniônico ...

Postado por Meio Ambiente e Cidadania 4 de set de 2011

clip_image002

pH - Potencial hidrogeniônico: é o logarítmo negativo da concentração hidrogeniônica; pH = - log [H +] . Para medir a acidez ou alcalinidade de uma solução utiliza-se uma escala denominada escala de pH; esta escala possui valores compreendidos entre 0 (zero) e 14 (quatorze). Soluções ácidas apresentam valores menores do que 7 (sete), enquanto que as soluções alcalinas apresentam valores superiores a 7 (sete). O valor de pH 7 (sete) indica um meio neutro. Em alguns casos poderá estar indicada a concentração em meio aquoso referente ao valor do pH apresentado.

Reatividade química com água: são descritos os perigos que podem ocorrer caso o produto entre em contato com a água. O termo “não reage” significa que nenhum perigo ocorre quando a substância se mistura com água.

Reatividade química com materiais comuns : são descritas apenas as reações perigosas do

produto com combustíveis e com materiais comuns de construção, tais como metal, madeira,

plásticos, cimento e vidro. É mencionada a natureza do perigo. Por exemplo: a formação de um gás inflamável ou problemas de corrosão.

Polimerização: são dadas as condições sob as quais alguns produtos químicos podem ser

polimerizados rapidamente, gerando materiais resignosos ou pegajosos e liberar grande quantidade de calor, chegando até a explosão dos recipientes onde estão armazenados.

Por: JRSH

Fonte: http://www.cetesb.sp.gov.br/emergencia/produtos/g_tecnico.pdf

0 comentários

Postar um comentário

Receba Noticias

Digite seu E-mail e receba nossas atualizações:

Arquivo