PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS E AMBIENTAIS. Calor latente de vaporização...

Postado por Meio Ambiente e Cidadania 4 de set de 2011

clip_image002

Calor latente de vaporização: é o calor que deve ser fornecido a uma determinada quantidade de produto antes que ele possa passar para vapor (gás). Este dado varia com a temperatura. Os valores apresentados são à pressão de 1 atm e à temperatura de ebulição. Não são dados valores a produtos químicos cujos pontos de ebulição sejam muito altos, uma vez que estas substâncias são consideradas essencialmente não voláteis.

Calor de combustão: é a quantidade de calor liberada quando uma determinada quantidade de produto é queimada na presença de oxigênio a 25ºC. Admite-se que os produtos de combustão, inclusive a água, permanecem no estado gasoso. O valor dado geralmente se refere ao “menor valor calorífico”.

O sinal negativo antes do valor indica que o calor é liberado quando o produto é queimado.

Viscosidade : é a resistência que um fluído oferece ao escoamento. Os valores dados são de viscosidade absoluta ou dinâmica a 25ºC e se encontram-se, portanto, em Centipoise (cP). Quanto maior o valor da viscosidade, menor é a fluidez do produto sob uma pressão constante. A viscosidade dos líquidos diminui rapidamente com o aumento da temperatura.

Solubilidade na água: o valor representa a quantidade do produto químico que se dissolverá em 100 partes de água pura. O termo “miscível” significa que o produto químico mistura com a água em todas as proporções. O termo “reage” significa que a substância em questão reage quimicamente com a água e portanto sua solubilidade não tem valor real. O termo “insolúvel” normalmente significa que uma quantidade de produto químico não se dissolve inteiramente em 100 partes de água. A solubilidade, via de regra, aumenta com o acréscimo da temperatura.

Por: JRSH

Fonte: http://www.cetesb.sp.gov.br/emergencia/produtos/g_tecnico.pdf

0 comentários

Postar um comentário

Receba Noticias

Digite seu E-mail e receba nossas atualizações:

Arquivo