SEGURANÇA DO LAR. PRODUTOS QUÍMICOS:

Postado por Meio Ambiente e Cidadania 3 de set de 2011

 

clip_image002

Grande número de produtos químico são utilizados no lar, tornando-se necessário o conhecimento dos efeitos dos mesmos para que se evitem danos à saúde:

A) FATORES QUE AUXILIAM O SURGIMENTO DE DOENÇAS:

· tempo de exposição: quanto maior a exposição de uma pessoa aos produtos químicos, maiores as possibilidades deste produto causar danos à saúde.

· concentração do agente: quanto maiores as concentrações dos agentes, maiores são as chances de alterarem a saúde.

· toxicidade: algumas substâncias são mais tóxicas que outras, se comparadas a uma mesma concentração.

· forma com que o contaminante se apresenta: se é um gás, um líquido, vapor, etc. Isto tem relação com a forma de entrada deste tóxico no organismo.

· susceptibilidade individual: algumas pessoas são mais sensíveis que outras a determinados agentes químicos .

B) VIAS DE ABSORÇÃO DE MATERIAIS:

· 01) Por inalação: quando se está em ambiente contaminado ,pode-se absorver a substância nociva pela respiração.

· 02) Pela pele: certas substâncias podem entrar no organismo pela pele, mesmo que o ocontato seja breve, mesmo sem ferimentos.

· 03) Por ingestão: esta via de penetração ocorre ou por refeições em locais contaminados ou por não ser realizada higiene das mãos antes das refeições.

C) EFEITOS NO ORGANISMO:

· IRRITAÇÃO dos olhos, nariz, garganta, pulmões ou pele, geralmente causada por produtos na forma de gás ou vapor, como vapores deácidos, amoníaco, solventes (thinner), cimento, poeiras, etc.

· ASFIXIA que ocorre por deficiência de oxigênio no organismo. São exemplos de asfixiantes o monóxido de carbono(onde tem fumaça ele está), dióxido de carbono, acetileno, metano, etc.

· ANESTESIA que é provocada por certos gases ou vapores que, após inalados, causam sonolência ou tonturas. Exemplos: éter etílico, acetona, triclo-rotetileno, clorofórmio, etc.

· 04. INTOXICAÇÕES que podem ser agudas ou crônicas. O benzeno, por exemplo, pode causar aplasia de medula e leucemia. O tricloroetileno lesões no fígado e rins.

Por: JRSH

Fonte: http://www.mte.gov.br/trab_domestico/trab_domestico_cartilha.asp

0 comentários

Postar um comentário

Receba Noticias

Digite seu E-mail e receba nossas atualizações:

Arquivo