O Rio São Francisco

Postado por Meio Ambiente e Cidadania 9 de ago de 2012

clip_image002

O Rio São Francisco ou Velho Chico, como é chamado carinhosamente, recebeu esse nome em homenagem a Giovanni di Pietro di Bernardone (Assis, 5 de Julho de 1182 – 3 de outubro de 1226), frade católico da Itália, conhecido como São Francisco de Assis.

Por seu apreço à natureza é mundialmente conhecido como o santo patrono dos animais e do meio ambiente. Dante Alighieri (escritor, poeta, político italiano e autor da obra “Divina Comédia”) disse que São Francisco foi uma “luz que brilhou sobre o mundo”.

A primeira expedição de reconhecimento do rio foi datada de 1501 e liderada pelo navegador Américo Vespúcio.

O Rio São Francisco é navegável e atravessa 5 (cinco) Estados: Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco e após esse transcurso deságua no Oceano Atlântico. Possui 2.814Km e recebe 168 afluentes no total entre suas margens direita e esquerda. È importante registrar a existência de usinas hidroelétricas instalada em alguns dos Estados.

Devido a essa extensão, o Rio São Francisco é conhecido também como o “rio da integração nacional”, pois estabelece ligação entre o Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

Autora: APBH

Foto: APBH

0 comentários

Postar um comentário

Receba Noticias

Digite seu E-mail e receba nossas atualizações: